O que é um Nômade Digital?

Liberdade geográfica e controle do seu próprio tempo


O Nômade Digital é um profissional que trabalha "online" e, portanto, não precisa de um escritório físico que o obrigue a ficar em um mesmo lugar.


Por conta disso, ele pode se deslocar para qualquer cidade ou país desde que tenha uma boa conexão à internet.



Porém, a realidade de um nômade digital vai muito além de uma simples etiqueta. É um estilo de vida. Afinal, não ter lugar fixo para trabalhar não define um nômade digital.


Além de ser preciso desenvolver habilidades e adaptações para que tornem a vida desse profissional mais fácil.


Uma pessoa que escolhe esse estilo de vida também terá que fazer alguns sacrifícios e pesar tudo na balança, pois o que é difícil de abrir mão para uns pode ser o sonho de outros.


O que eu quero dizer é que enquanto para alguns, rotina, estabilidade e constância são essenciais, para outros o desafio de uma coisa nova todo dia é o que os motiva.


Para mim, algumas coisas que eram essenciais antes se tornaram irrelevantes e vice-versa. Mas, ainda assim, se houver disciplina é possível obter o melhor dos dois mundos nesse estilo de vida único.


Habilidades Para Se Tornar Um Nômade Digital


As habilidades para se tornar um nômade digital são muitas e o leque pode abrir muito mais a partir de cada uma delas. Neste post te conto algumas para te ajudar a entender como funciona o nomadismo digital e se você pode se encaixar nele.





Habilidade de Programação


Dominar linguagens de programação populares como HTML/CSS, JavaScript e JQuery o levará um passo mais perto do seu objetivo.


Esses profissionais estão sendo muito requisitados e a remuneração é muito satisfatória.


Habilidades Jurídicas


Você sabe redigir pedidos de patente e análises de marcas registradas? Ou sabe como obter um acordo formal de fabricação?


Na área jurídica existem mais opções de trabalho remoto do que você imagina. Inclusive, muitas empresas modernas tem procurado ajuda jurídica online.


Com isso a procura de especialistas online tem crescido exponencialmente.


Habilidades Fotográficas


Sabe como usar uma câmera profissional e tirar belas fotos? Estaria disposto a aprender? Se a resposta for sim, esse é um mundo novo que pode se abrir para você.


É possível ganhar um bom dinheiro online, pois você pode criar conteúdo para marcas, vender fotos de ações ou criar conteúdo para um blog próprio e monetizá-lo.


Habilidade de Marketing Digital


Tornar-se um profissional de marketing digital é umas das melhores maneiras de se trabalhar em qualquer parte do mundo.


Com suas habilidades você pode ajudar empresas a criar uma identidade de marca poderosa, criar campanhas de anúncios envolventes e otimizar a segmentação de anúncios do Google e Facebook.


Habilidades de Gestão de Negócios


Se você é uma pessoa organizada, sabe lidar com outras pessoas e auxiliar no planejamento de agendas e é excelente em gestão de tempo, você pode ser Assistente Virtual.


Desde assistência administrativa e apoio no back office, gestão de redes sociais, manutenção de websites, criação e gestão de cursos e webinars, gestão de podcasts, criação de conteúdo, entre outras.


A Assistência Virtual engloba muitas tarefas e é por isso que tem crescido tanto e ganhado prestígio no mercado de trabalho.


Habilidade em Contar Histórias


Um "contador de histórias" no melhor estilho Forest Gump, com habilidade em criar enredos e desenvolver narrativas envolventes pode ter muitas oportunidades para se tornar um nômade digital.


Este profissional poderá trabalhar como roteirista, escritor, blogueiro, especialista em marcas, profissional de marketing de conteúdo, copywriter e aqui, o céu é o limite.


Habilidades de Designer Gráfico


Você domina com maestria programas como Photoshop, Illustrator e InDesign e além disso, está familiarizado com a linguagem HTML?


Neste caso, você poderá encontrar seu primeiro trabalho como designer gráfico com facilidade. E se domina ainda os fundamentos do design de UI/UX, será um belo plus.


Habilidades de Língua Estrangeira


Se você domina algum idioma além da sua língua materna com excelência - o que eu recomendo fortemente se planeja colocar o pé na estrada e viver viajando o mundo -, além de se comunicar mais facilmente, você poderá trabalhar com tradução de textos em diversas esferas.


Poderá organizar tours de viagem, trabalhar como guia local e também ensinar idiomas e receber um bom valor por isso.





Se você domina alguma ou algumas dessas habilidades, está na hora de fazer as malas e ganhar o mundo, você é um nômade digital que ainda não se descobriu.


E você, já pensou em ser um nômade digital?


Me conta nos comentários qual habilidade de um nômade digital que você possui.


Até o próximo post!


K.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Marca_Impressao_Digital_negativo.png
cropped-Datilografando.jpg

Não perca nada! Inscreva-se para ficar por dentro dos novos posts!

Legal! Até o próximo post!